sexta-feira, 13 de março de 2009

SOBRE A JMV

Acreditando que a juventude deva estar no coração da Igreja e ser fonte de renovação da sociedade, as Filhas da Caridade, os Padres da Missão e os assessores leigos da JMV no Brasil, caminham firmes, junto com os jovens mariais respondendo, com maturidade cristã, ao pedido de Maria à Santa Catarina Labouré em 1830.
No Brasil a Juventude Marial Vicentina está presente em diferentes estados e culturas. Pode-se dizer que os jovens atuam com dinamismo, irradiando a espiritualidade marial e vicentina nas diversas regiões em que atuam, a saber: Província da Amazônia, Província de Belo Horizonte, Província de Curitiba, Província de Fortaleza, Província do Recife e Província do Rio de Janeiro. Suas diferentes atividades são sinais evidentes da pluralidade dos grupos, sendo os trabalhos efetivados de acordo com a realidade em que os jovens estão inseridos.
O Brasil é um país continental, com vasta área territorial e com variadas manifestações culturais. Cada Província tem constituído o seu próprio Estatuto e até o momento não há um consenso da necessidade de se criar um Estatuto Nacional. Nosso principal desafio é a distância:
a) Distância entre estados e Províncias;
b) Distância entre as cidades da mesma Província.
c) As distâncias dificultam a comunicação e a interação entre os jovens.
Para enfrentar esses desafios foram criados núcleos (regionais), tendo em cada um deles um coordenador responsável. Esse coordenador tem como função ser elo entre o regional e a Diretoria Provincial à qual recebe e envia informações a respeito da caminhada da Associação em nível Provincial, Nacional e Internacional.
Enfim, à luz da espiritualidade marial e vicentina, a JMV no Brasil vive a mística do Ser, Amar e Construir na perspectiva da encarnação de Jesus Cristo na certeza que constrói e promove, com a juventude, o Reino da dignidade e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário